História da Festa:

Segundo diz a história, o terreno onde hoje está construída a Igreja de São Benedito, foi no passado um lugar que acolhia escravos fugidos das fazendas ao seu redor. Quando a Princesa Isabel assinou a Lei Áurea, libertando os escravos, este terreno foi doado para a comunidade negra que ali morava, ou melhor, se escondia. Como não temos nenhum registro que determine as datas com exatidão, criou-se a tradição de dizer que a festa começou no dia da assinatura da Lei da Libertação dos Escravos, ou seja, 13 de maio de 1888. A essa comemoração uni-se o louvor a São Benedito. Tido como o protetor da raça negra, por ser negro e filho de escravos.