Padroeiro:

São Benedito
Os pais de Benedito eram descendentes de escravos trazidos da Etiópia para o Ocidente, na atual região da Sicília, Itália. Foram libertos por seus senhores, tomando assim o sobrenome deles, como era costume. Chamavam-se Cristóvão Manassari e Diana Larcari (ou Arcan). Sua família era pobre e o Mouro, como Benedito era chamado, quando criança foi pastor de ovelhas e quando adolescente lavrava a terra. Com 18 anos decidiu consagrar-se ao Senhor mas, somente com 21 anos, foi chamado por um monge para viver entre os Irmãos Eremitas de São Francisco. Professou os três votos: pobreza, obediência e castidade. Levava uma vida quaresmal, que significa fazer penitência sem reclamar e os sacrifícios mais duros sem descanso.
Vivia em isolamento, vestido com um velho e remendado hábito, sempre descalço, não usava coberta nem colchão para dormir e fazia sacrifícios. Muitas pessoas iam procurá-lo e recebiam conselhos, orações e curas. Ele insistia em dizer que não era ele quem realizava aquelas curas e sim Deus e a Mãe de Jesus Cristo.
Passados 17 anos no deserto, Frei Benedito foi obrigado a se mudar. Foi para um dos conventos dos Capuchinhos, o de Santa Maria de Jesus, situada a 3 Km de Palermo. Passou depois pelo convento de Sant’ Ana di Giuliana, voltando em seguida para o primeiro, onde permaneceu até a morte.
No convento, Benedito foi escalado para ser cozinheiro e permaneceu nesse serviço humilde até que foi eleito pelos seus irmãos de comunidade como superior do Mosteiro. Era leigo, analfabeto, filho de escravos e de cor preta, mas foi eleito pela sua santidade, prudência e sabedoria. Implorou ao seu superior para dispensá-lo desse cargo, sem conseguir.
Nos processos da Igreja para canonização de São Benedito foi aceito que a única explicação para sua sabedoria era a de que ele possuía o dom da ciência infusa, isto é, em outras palavras, era iluminado pelo Espírito Santo. Somente sendo iluminado pelo Espírito de Deus é que ele poderia esclarecer aos doutores e letrados de seu tempo a respeito de teologia, Sagradas Escrituras e outras questões de moral, dogmas, etc. pois nunca estudara para isso. Profetizou também muitas vezes, com acerto incrível. Além da Itália, também Portugal e Espanha conheceram em vida São Benedito e seus milagres.
Em 1589 Frei Benedito adoece e, contra todas as expectativas e convicção do médico, cura-se, conforme profetizara. Adoece novamente um mês depois sofrendo 29 dias seguidos. Cumprindo sua vontade, foi enterrado logo que morreu em vala comum, sem distinção de espécie nenhuma. O povo todo estava ausente, pois havia uma festa muito popular nesse dia.
É hoje um dos santos mais populares, de norte a sul do país. Antes mesmo de ser canonizado era venerado na Bahia. Seguiu para Roma, já em 1686, para aprovação, os estatutos da Irmandade do Bem-aventurado Frei Benedito de Palermo. Da Bahia e do Maranhão, onde havia os maiores contingentes de escravos negros, espalhou-se sua devoção para o resto do Brasil. Hoje não há cidade ou vila sem uma igreja ou um altar dedicado ao santo. Em sua honra são promovidas festividades pela religiosidade popular, de modo particular com base nas danças oriundas da África.
No Brasil, a festa em louvor a São Benedito é celebrada em 5 de outubro. Em Itapira, além da comeração realizada em outubro, celebra-se também a Festa de São Benedito no dia 13 de maio, data da libertação dos escravos no Brasil, sendo está a maior e mais tradicional festa da região.