Paróquia:

História
A paróquia de São Benedito de Itapira foi criada e instalada em em 6 de novembro 1965 pelo Arcebispo de Campinas, Paulo de Tarso, tendo como seu primeiro pároco o Padre José Roque de Paiva.
A matriz de São Benedito está localizada no largo e bairro de mesmo nome, onde ocorre a
festa em louvor a São Benedito, que é celebrada em Itapira no dia 05 de outubro e no dia 13 de maio ("Festa de Maio"), data da libertação dos escravos no Brasil, sendo está a maior e mais tradicional festa da região.

A Paróquia conta atualmente conta com as comunidades de Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora das Graças, São Pedro e Santa Luzia, Santa Terezinha, e as comunidades do Bairro do Rio Manso São João Batista, dos Pires São João Batista e da Santa Fé Nossa Senhora Aparecida.
Suas principais Pastorais e Movimentos são: Catequese Infantil e Crisma, Grupo de Jovens, Grupo de Oração, Ministros, Legião de Maria,Hora da Graça, Pastoral da Saúde, Dízimo, Grupos de Canto, Cerimonal de Casamento, Comunicação, Liturgia, Pessoa Idosa, RCC, Vicentinos, Acolhida, Coroinhas, Conselho Economico, Mãe Rainha, Mil Aves Maria e Pastoral do Batismo.